sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Restos Mortais



Essa é uma foto que cliquei numa fazenda colonial em ruínas, na região que fica entre RJ e MG. Era um dia frio, de chuva incessante, odores de mofo e sombras esquisitas.

Essa fazenda tem uma parte que ainda está ativa, produzindo cachaça (da boa) num alambique. Tem tambem passeios e programas bobos pra turistas otários.

Pra fotografar me fixei mais à parte podre e decadente dessa fazenda. Lá eram exibidos utensílios de épocas coloniais, restos de carroças, ferramentas e máquinas. Ou seja: eram os restos mortais daquilo que anteriormente tinha sido um sistema de produção capitalista, exuberante e poderoso,  mas agora jazendo nos cantos úmidos e esquecidos, em estado de decomposição...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dias...



Essa é uma foto que tirei em São João del Rey/MG, cidade que me cativou e quase me fez esquecer Paraty. Tambem me fez pensar em Florença, na Itália... Ok, o estreito canal que vemos aí de forma alguma nos lembra o orgulhoso rio Arno que banhou a florentina dinastia Medici, mas as construções coloniais nas imediações têm uma forte influência européia.

Descarreguei minhas mochilas num hotel que fica alí adiante, à direita, às margens do canal... e fiquei feliz vários dias!

Sim, vários dias feliz, ouvindo sinos de igrejas ao entardecer (agnósticos como eu tambem gostam disso!)... Dias vendo bandos de crianças ruidosas saindo despreocupadamente de suas escolas, sem nenhuma estúpida síndrome de super-hiper-mega-segurança... Dias sentindo o odor suave e despoluído de uma atmosfera culta e gentil, em todos os sentidos... Dias de relacionamentos educados e prazeirosos... Assim como a vida tem que ser!